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5 tendências do marketing digital em 2018


Qual o caminho do marketing digital em 2018? Venha conhecer algumas das tendências que considero mais importantes nesse ano para seu negócio.

Junto com as expectativas para o marketing em 2018, vão crescendo os estudos das tendências que irão se destacar nesse novo ano dentro das ações do marketing digital. É gratificante pensar que acompanhei algumas das maiores mudanças dentro do marketing, desde quando a internet não tinha credibilidade nenhuma, até o momento em que praticamente tudo depende dela.

Os últimos 15 à 20 anos só nos provaram o quanto a tecnologia integrada à ações estratégicas de marketing trazem resultados incríveis, desde o crescimento orgânico em buscas até o aumento exponencial em vendas. 

Junto ao marketing, as tecnologias emergentes trazem insights valiosos que vão se acumulando com o passar dos anos para testarmos ainda mais possibilidades daqui para frente. Baseado na minha experiência como consultor e especialista nessa área, você vê aqui 5 das tendências que acredito serem as mais importantes para o seu negócio em 2018.

Big data e pensamento analítico
Não é por ter sido um conceito que ficou famoso nos últimos anos que a Big Data está no topo da minha lista. É simplesmente porque não existe marketing digital sem a utilização de dados e do pensamento analítico para tirar insights sobre eles.

A big data pode ser um termo nebuloso, mas quando destrinchamos seu significado, ela mostra o real valor do marketing como uma técnica específica de coleta, análise e qualificação de dados para entender qual é seu público e qual é a reação dele ao interagir com seus serviços ou produtos.

Marketing de conteúdo
Não é surpresa que o marketing de conteúdo está entre os primeiros da lista, tendo sido um dos termos mais utilizados nos últimos três anos ao tratar de marketing digital. Essa estratégia funciona como gasolina para dar forças à comunicação digital e aumentar seu alcance dentro das plataformas.

O erro que vimos nos últimos anos e que continua se repetindo, entretanto, é a falta de determinação de um objetivo específico para o conteúdo e de trabalhar estrategicamente para alcançá-lo. Você quer conseguir mais visitas para seu site a partir do conteúdo? Insira links condizentes nos textos que levem os usuários até lá.

Você quer converter mais pessoas para sua lista de e-mail? Crie conteúdos mais densos e CTA’s atrativos que convençam seu público específico a fornecer dados pessoais. E siga utilizando métricas para entender o que continuar fazendo e o que precisa mudar.

Integração e automação de sistemas com inteligência artificial (AI), machine learning e Internet das coisas (IoT)
Tomando em conta a complexidade atual das atividades de marketing e das possibilidades presentes dentro do meio digital, técnicas como mapear a jornada do usuário para variadas personas tem uma importância fundamental na comunicação e nas experiências do cliente.

Para que isso aconteça, tecnologias emergentes tem se mostrado cada vez mais ativas no sentido de entender e automatizar processos, criando um sistema de comunicação integrado para dar suporte ao cliente no caminho até a compra. Chatbots, mensagens personalizadas, re-targeting, softwares de automação e outras ferramentas ainda por serem desenvolvidas são o caminho para um marketing digital otimizado nos próximos anos.

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